BIOLOGIA CELULAR E O CTS NA SALA DE AULA - como o LASER explica a mitocôndria?

Coleção Biologia Celular na sala de aula - Volume 1
Autores: Guilherme Henrique Silva - Gustavo Pereira Benevides - Uyrá dos Santos Zama - Wendell Vinicius de Jesus (Ilustrador)

Professores do Decbi publicam livro didático sobre a atuação do Laser na Biologia Celular e seu impacto na respiração celular - agregando os resultados de pesquisas obtidos no MPEC¹ da UFOP

Esta obra é o primeiro passo de uma caminhada a ser percorrida junto com professores de Ciências e Biologia Celular em busca de estratégias metodológicas que proporcionem a aprendizagem de conteúdos tão instigantes e, ao mesmo tempo, tão desafiadores para nossos alunos.

A série “Biologia Celular na sala de aula” traz produtos de pesquisas desenvolvidas no âmbito do ¹Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto, que agregaram muita qualidade à experiência docente no nível superior e, certamente, poderão contribuir com a Citologia, em outros níveis.

Neste livro, propusemos conciliar o estudo de diversos temas da Biologia Celular, como “microscopia”, “morte e proliferação celular”, “comunicação celular” com a tecnologia do LASER (amplificação da luz por emissão estimulada de radiação), culminando em uma abordagem crítico-reflexiva do impacto deste elemento no processo de respiração celular.

Assim, pretendemos que os alunos percebam o quanto a Biologia Celular está presente na vida cotidiana e o quanto este conhecimento pode nortear a tomada de decisões em conflitos diários, como, por exemplo, submeter-se ou não a procedimentos clínicos ou estéticos, nos quais se utilizam do LASER. Será que depilação a LASER, clareamento dentário ou redução de cicatrizes são procedimentos de fato não invasivos? O que as mitocôndrias podem te aconselhar sobre isso? Dê este passo junto conosco e vamos construir um novo destino.

A obra está disponível na CRV Editora.